Home » Mundo Hurb » Notícias » Você sabe o que faz um hotel ter uma, duas… ou cinco estrelas?
Curiosidades Notícias

Você sabe o que faz um hotel ter uma, duas… ou cinco estrelas?

Quanto mais estrelas, melhor. Assim como uma noite de céu estrelado encanta um casal apaixonado, um estabelecimento com muitas estrelas agrada muita gente. Quem se hospeda em um hotel cinco estrelas faz questão de exaltar as qualidades do estabelecimento citando a quantidade de estrelinhas que abrilhantavam o nome do local.

SBClass HUMas, afinal, como um hotel, resort, pousada, flat, etc. recebe uma determinada quantidade de estrelas, que vão os classificar, aos olhos dos futuros hóspedes, como locais simples, bons, muito bons ou excelentes?

Bom, pelo menos no Brasil, desde o mês de setembro deste ano, os estabelecimentos de alojamento turístico voltaram a receber uma classificação oficial, que, desta vez, será espedida pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), do Ministério do Turismo.

Criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o INMETRO, o SBClass conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem:

  • Hotel – de 1 a 5 estrelas
  • Resort – de 4 a 5 estrelas
  • Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas
  • Cama & Café – de 1 a 4 estrelas
  • Hotel Histórico – de 3 a 5 estrelas
  • Pousada – de 1 a 5 estrelas
  • Flat/Apart – de 3 a 5 estrelas
Sheraton-Sao-Paulo-SBClass 5 estrelas
O Sheraton São Paulo WTC Hotel foi um dos primeiros estabelecimentos da maior metrópole do país a receber o título de”Hotel 5 estrelas”

“No passado, essas estrelas eram usadas com a chancela do Estado, mas isso passou para a iniciativa privada e acabou caducando. Agora, estamos retomando a exclusividade dessa marca, mas com critérios de qualidade mais modernos”, informou o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Ítalo Oliveira Mendes. “Será também um instrumento de competitividade [entre as hospedagens]”, acrescentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Além de estimular a disputa por estrelas que acontecerá entre os meios de hospedagens (é claro que todos vão querer obter a melhor conceituação possível), o novo sistema de classificação é um excelente orientador para os visitantes brasileiros e estrangeiros que estão pesquisando um local para se hospedar, tendo em vista que a visita de inspeção é feita por um profissional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e totalmente imparcial.

Veja também:  20 hotéis e resorts sensacionais com vagas disponíveis em fevereiro

A solicitação de uma visita para inspeção e qualificação é voluntária. Mas para tal, é necessário que o Meio de Hospedagem esteja com seu cadastro regular no Ministério do Turismo – no sistema Cadastur. Em seguida, é preciso preencher os documentos de solicitação de classificação, o termo de compromisso e a declaração de conformidade do fornecedor; para então apresentá-los à secretaria de turismo do estado.

Os fatores levados em consideração para classificar os estabelecimentos são:

  • Sustentabilidade – que considera os aspectos relacionados ao meio ambiente, a sociedade e a satisfação dos hóspedes;
  • Infraestrutura – que avalia a as instalações e os equipamentos do estabelecimento;
  • Serviços – que estima a qualidade e variedade de serviços oferecidos pelo Meio de Hospedagem.

Portanto, um estabelecimento recebe uma determinada quantidade de estrelas de acordo a avaliação do profissional do Inmetro para cada um desses itens, que abrangem dezenas de outros sub-itens.

 Como o SBClass classifica cada Meio de Hospedagem?

 

Hotel

HU_vila_velha_hotel_da_praia_002_normal

Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

Para o tipo Hotel, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Resort

Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Para o tipo Resort, o SBClass estabelece as categorias de quatro estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Hotel Fazendahu_bonito_hotel_fazenda_cachoeira_008_normal

Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

Para que o tipo Hotel Fazenda, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Cama & Café

Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Veja também:  7 resorts para você curtir em Búzios

Para o tipo Cama & Café, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a quatro estrelas (máximo).

Hotel Histórico

Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Para o tipo Hotel Histórico, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Pousadahu_Penedo_Alto_do_penedo_016_normal

Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Para o tipo Pousada, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Flat / Apart

Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Para o tipo Flat / Apart o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

 

O porquê das estrelas

Uma estrela, no sentido figurado, simboliza algo especial. Concebe valor. É comum ouvirmos alguém na tevê anunciar um vocalista de uma banda muito conhecida como uma “estrela” da música, ou algum ator hollywoodiano de primeiro time como a “estrela” de um filme.

Estrelas hotéis

Em muitos países, as estrelas também servem para representar títulos importantes para um clube de futebol e acabam fazendo parte do escudo, sendo bordadas nos uniformes.

Veja também:  10 hotéis espetaculares em Búzios

E, por ser relacionada a qualidade/importância, as estrelas acabaram por servir como símbolo de classificação, não só de hotéis, mas também de restaurantes, universidades, estádios, filmes, peças de teatro e etc.

 

Quem foi que disse que precisa ser astrônomo para entender de estrelas? Você pode ficar por dentro de todas as informações do SBClass acessando o site: www.classificacao.turismo.gov.br

O Blog HU espera que este post tenha esclarecido todas as dúvidas dos nossos viajantes. Caso não tenha, fique à vontade para entrar em contato deixando seu comentário logo abaixo!