Home » Dicas de Viagem » Saiba como voltar da viagem sem dívidas!
Dicas de Viagem

Saiba como voltar da viagem sem dívidas!

Viajar gastando pouco
As pessoas costumam viajar em busca de lazer, relaxar e liberdade. Mas, cá entre nós, tem liberdade maior do que se livrar das contas, em dia?

 

Todo mundo merece um bom descanso, seja nas férias ou em qualquer época do ano. Viajar e curtir esse tempinho é o que todos procuram, mas tudo tem seu preço, literalmente falando. Voltar de passeios incríveis e descobrir que o que ficou da viagem foram as contas para pagar, não é o final feliz esperado. Então, para que isso não aconteça, é importante seguir algumas regrinhas básicas.

Selecionamos algumas dicas do livro Livre-se das Dívidas, do educador financeiro Reinaldo Domingos, para quem está planejando uma viagem ou mesmo para quem já está viajando. Essas orientações vão ajudar você a manter seus gastos no caminho certo.

Base Para Planejamento da Viagem

As dicas podem parecer óbvias, mas são a base de tudo. É justamente nesses 3 pontos que os viajantes se perdem e acabam extrapolando o orçamento! Então, pra fixar de vez, o Blog HU vai reforças essas dicas pra você:

 

Escolha do Destino

É fundamental escolher o destino que cabe no seu bolso. Todos nós temos uma listinha de lugares que sonhamos em conhecer e viajar pra algum deles seria, com certeza, a melhor experiência da sua vida. Você precisa muito ir, a gente sabe, mas o destino não vai sair do lugar, pode ficar tranquilo! Quando você tiver uma graninha sobrando, faça as malas e viva esse sonho.

Sim, uma graninha, no diminutivo. Hoje em dia, não precisa ser um milionário para conhecer Paris ou ir à Disney! Se você está lendo o Blog do HU, sabe que o Hotel Urbano parcela os pacotes em até 10 vezes, sem juros. Viajar é possível, até pro exterior!

Mas, se você estiver realmente muito apertado, não vire as costas pro Brasil e América do Sul! Apesar dos brasileiros terem um apego todo especial com a Europa, o próprio Brasil tem lugares que deixariam qualquer um hipnotizado! E olha, não são poucos lugares não. Repense sua listinha de “Lugares dos Sonhos”…

 

Hora de Planejar

planejar2

Planeje com antecedência, para fugir dos imprevistos tão desagradáveis e acabar desanimando da viagem. Fique de olho nos pacotes, melhores preços, melhor época para ir e, fundamental: faça um guia turístico, com tudo que você quer conhecer desse lugar! Conheça o destino antes de ir, para se certificar de que é isso mesmo que você quer e não rolar decepções.

Problemática muito frequente nessa fase: você é do tipo que odeio fazer qualquer coisa sozinho, não vai nem na esquina sem ninguém, quiçá viajar. Quer muito fazer uma viagem X, mas não tem companhia. Solução: se você estiver de coração aberto a novas amizades, ficará sozinho por muito pouco tempo. Os próprios tours são realizados em grupos, onde você poder conhecer aquela pessoa incrível, que muito em comum contigo e vocês podem ficar grudados até o fim da viagem.
Fora que viajar sozinho pode acabar de vez com essa dependência, que a gente sabe que não é nem um pouco boa, né? E, sinceramente, não tem terapia melhor ou mais gostosa que viajar pra isso.

 

Durante o Passeio

As roupas são lindas, as lembrancinhas, os passeios são todos perfeitos, os restaurantes são irresistíveis e você quer levar o lugar inteiro na mala. Respira, entrar no cheque especial está diretamente relacionado ao seu autocontrole. Compra uma coisinha aqui, abre mão de uma coisinha ali e assim a gente vai equilibrando os gastos da viagem. Como em todos os momentos da vida, com pouco dinheiro não dá pra fazer ou comprar tudo que a gente quer, temos que ter prioridades, consciência e muita, muita, muuita força de vontade pra passar direto pelas tentações.

Parece fácil, mas é comum muitas famílias voltarem das férias no vermelho, por isso é importante pensar em quanto se pode gastar com a viagem, qual o destino ideal para seu bolso e, principalmente, pesquisar sobre as opções de hospedagem, alimentação e lazer do local, para que a sua programação não esvazie sua carteira no final do passeio.

Com essas dicas, a volta será muito mais tranquila, e os viajantes vão se surpreender apenas com as fotos e lembranças inesquecíveis!

4 comentários

Clique aqui para comentar